sábado, 11 de fevereiro de 2012

Café Envelhecido

Sabe quando você pega o bule de café na maior euforia e acontece algo muito interessante, que é quando você já vai imaginando a fumacinha subindo enquanto ele vai vai do bule para a xícara (ou copo, principalmente aqueles "tipo americano") de acordo com a quantidade que tiver na xícara já sabe quantas colheres de açucar colocar (para alguns adoçante), imagina aquele sonzinho da colherzinha batendo nas laterais do copo, pronto para se "embebedar" de café com uma, duas, três xícaras. Quando você finalmente sai da sua loucura e vai aderir ao verdadeiro ecstase, não sai fumacinha. Ok! Vamos para os passos seguintes, colocar açucar, ouvir a colherzinha e beber. Gelado. Ok! Vamos arriscar esquentar o café. O café vai esquentando e formando umas espuminhas brancas em volta dele, e você se questiona: O que está acontecendo?
E quando você toma, tem um sabor incrivelmente estranho. Sem gosto de nada com nada. Você insiste em adicionar mais açucar para ver se "da gosto" e ai parece mel com Coca-Cola chocada.
Como todo Brasileiro que não desiste nunca e que não desperdiça as coisas (espero eu) tenta colocar leite. Esquenta o leite um pouquinho e coloca junto do café. Dá aquele golinho básico de experimentação e se surpreende e pensa: Que caca é essa que eu fiz? O sabor ficou mais debilitado ainda. É uma mistura de biscoito champanhe murcha com pão com margarina da semana passada.
Você se sente triste, desolado, acabado, e decide que é melhor ir para o emprego.
O Metrô que já não tinha aquele brilho, se apaga de vez. Os ônibus lotados você não sente mais aquele aperto. Parece que sua vida se esvaiu junto com aquele copo de café com leite na pia.
Chegando no trabalho, você vê ao longe a gentil copeira colocando a garrafa de café, os copinhos e biscoitos na mesa do café e chá.
Seu mundo brilha, você corre em direção a garrafa e quando você aperta o botãozinho, o café está mais claro, opaco, sem aquela luz de café.
Ai que se dá conta. Não é café... é chá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário